terça-feira, 26 de outubro de 2010

Benefícios da Crioterapia na estética.


A palavra Crioterapia deriva do grego (Krios) que significa Frio e Terapia (tratamento). Ou seja, refere-se ao tratamento através do frio.

A crioterapia é a aplicação terapêutica de uma substância ao corpo, promovendo a diminuição da temperatura dos tecidos e consequentemente a redução do calor corporal.

Crioterapia é um tratamento estético baseado no princípio da homeostase. Segundo ele, nosso organismo, quando exposto ao frio, queima lipídios para restituir sua temperatura.

Onde utilizar?

Assim, em regiões que requeiram redução localizada de gorduras, aplica-se gel ou bandagens embebidas num líquido especial que induzam a produção de ondas frias em função da evaporação dessas substâncias.

A crioterapia é recomendada nos casos de redução de gorduras localizadas e não em casos de obesidade excessiva e generalizada. O tratamento crioterápico não é próprio para celulite, no entanto, quando esta estiver associada à obesidade, a crioterapia pode ajudar a localizar a celulite para seu posterior tratamento específico. O tratamento além de não danificar a firmeza dos tecidos, provoca no organismo uma reação natural e controlada, ocasionando a redução de centímetros.

Consiste em uma técnica à base de princípios ativos que promovem uma sensação de frio no organismo. É utilizado como coadjuvante nos tratamentos de gordura localizada. A forma de utilização da crioterapia, na área estética, é a bandagem fria.

Qual o objetivo?

Tem como objetivo ativar o catabolismo dos tecidos adiposos,com base no princípio de que um corpo, ao sofrer um resfriamento, reage para manter sua temperatura normal, queimando lípideos circulantes depositadas no tecido.

Como é feito o tratamento?

No tratamento, se aplica um gel para reduzir a temperatura, graças à evaporação dos componentes da formulação, e bandagens frias que seguem o mesmo efeito fisiológico da aplicação do gelo.
Essa diminuição da temperatura corporal provoca uma reação defensiva local devido a vaso dilatação profunda (compensadora da vasoconstrição superficial, provocando a aceleração do metabolismo local).

Ao aplicar as bandagens diretamente na pele, os vasos cutâneos contraem cada vez mais até a temperatura de 15º C, e neste ponto chega-se à máxima vasoconstrição. Esta constrição provém do aumento da sensibilidade dos vasos à estimulação nervosa, mas provavelmente também se deve a um reflexo que chega a medula e regressa até os vasos. Com a temperatura inferior a 15ºC, começam a dilatar-se, e essa dilatação depende de um efeito local direto do frio sobre os próprios vasos.

Eletrolipolise na estética


Eletrolipólise. O que é?

Técnica destinada ao combate de gordura localizada.
Caracteriza-se pela aplicação de microcorrentes de baixa freqüência que produzem um campo elétrico entre as finas agulhas introduzidas no tecido adiposo. Provoca a nível local uma série de modificações fisiológicas, o que gera uma eficiente destruição das células de gorduras acumuladas e favorece sua posterior eliminação.É um método de tratamento da celulite e gordura localizada, baseia-se na estimulação do tecido gorduroso, por ondas elétricas específicas, estimulando a degradação e eliminação das gorduras acumuladas.

Agulhas de 2,5 a 15 cm de comprimento por 0,2 mm de diâmetro, ligadas à corrente elétrica de baixa intensidade, são aplicadas na região da celulite, entre a hipoderme (camada mais profunda da pele) e a derme (camada intermediária). Essa ação pretende melhorar as trocas entre os sais e outras substâncias presentes na região, mudando o estado da célula gordurosa onde a celulite está presente. Nesse processo também ocorre um estímulo na circulação, o que provoca aceleração da atividade celular, melhorando a eliminação de toxinas. Durante o tratamento sente-se um leve formigamento. O trabalho da eletrolipólise é capaz de alterar o metabolismo das células locais por longos períodos, mas o resultado não é definitivo. Novas sessões devem ser feitas anualmente, para voltar a estimular a área afetada.

A eletrolipólise é uma técnica inovadora e eficaz através da qual os efeitos das tradicionais agulhas de acupunctura são potencializados por uma corrente eléctrica. Através dela, conseguimos uma solução para vários aspectos no tratamento estético, como: reduzir medidas quebrando a famosa gordura localizada e também a celulite, melhora até mesmo as marcas de estrias.
A técnica atua nas camadas superficiais da pele e gordura; estimula a drenagem linfática, favorecendo a oxigenação dos tecidos e a eliminação das toxinas. Os resultados estão condicionados a resposta fisiológica e as reações de cada indivíduo ao tratamento. Os pacientes que comparecem regularmente às sessões estipuladas no seu programa estético têm apresentado bons resultados.

Quais os benefícios?

Ela faz com que as células adiposas ao receberem as ondas contínuas percam a capacidade de reter lípidos, e esta ação desestabiliza as células de gordura, destruindo-as. Reduz o volume de gordura concentrada na região estimulada; melhora o metabolismo ativando as principais funções da célula; ativa o sistema circulatório sanguíneo e linfático; estimula o intestino - auxilia quem tem prisão de ventre; aumenta a presença de elastina e colageno na região estimulada.

Como é o procedimento?

Agulhas especiais finíssimas, são aplicadas na região onde se concentra a celulite. É um procedimento 100% seguro e praticamente indolor; Em seguida, recebem os estímulos do equipamento passando então a receber uma corrente contínua de baixa intensidade; essa ação pretende melhorar as trocas entre os sais e outras substâncias presentes na região, pois as agulhas de acupuntura são excelentes condutoras de energia, transformando o estado da célula gordurosa onde a celulite está presente quebrando-as, deixa-as em condições mais favoráveis para que o próprio organismo possa se livrar da gordura de modo natural (através da urina e das fezes).

Nesse processo também ocorre um estímulo na circulação venosa e linfática, o que provoca aceleração da actividade celular, melhorando a eliminação de uma diversidade de toxinas.

São necessárias aproximadamente 15 aplicações em cada área previamente definida: abdómen, flancos, glúteos, coxa interna, culote...

A eletrolipólise pode ser usada como complemento da lipoaspiração, pois aumenta a circulação sanguínea local, estimula a produção de colageno, elimina toxinas e drena a região.

Ultra Som


O ultra-som é uma boa alternativa para o complemento do tratamento da gordura localizada. Ele age lesando as células de gordura (adipócitos) e causando a redução desta.

Devido à sua ação anti-inflamatória, o ultra-som também é muito usado nas recuperações de cirurgias plásticas, onde age na redução da formação de edema (inchaço), redução da fibrose (cicatriz interna) e portanto, levando à uma recuperação melhor e mais rápida. No pós-operatório é geralmente associado à drenagem linfática manual.

As ondas ultra-sônicas possuem a capacidade de aquecer em profundidade os tecidos humanos. Associando-a com enzimas, há eficácia no tratamento da celulite.Suas ondas penetram de 3 a 4 cm de profundidade, agitam fortemente as partículas de água da região, que colidem com as células gordurosas provocando a sua eliminação.

O QUE É ULTRA SOM?

O ultra-som é um dos recursos terapêuticos mais utilizados pelos fisioterapeutas para o tratamento das mais diversas disfunções. Originalmente, o ultra-som foi produzido através de um cristal de quartzo vibrante submetido a uma corrente de alta freqüência.
Hoje, são utilizados cristais cerâmicos sintéticos. A vibração dos cristais aciona as partículas do meio, produzindo ondas por compressão e descompressão. As ondas ultra-sônicas ao penetrarem no tecido provocam uma vibração a nível celular (micromassagem), acelerando a velocidade de difusão de íons através da membrana celular. Com isto, tem-se um aumento da permeabilidade da membrana, e uma aceleração dos processos osmóticos. Promove aumento da extensibilidade de estruturas colágenas, aliviando a dor e diminuindo a rigidez articular. O ultra-som terapêutico caracteriza-se por apresentar uma freqüência de 1 ou 3 MHz. O controle da freqüência proporciona ao terapeuta o controle da profundidade a ser atingida pela energia. O ultra-som de 1 MHz tem sido utilizado para aquecer estruturas mais profundas enquanto o ultra-som de 3 MHz tem sido utilizado para aquecer estruturas superficiais.

EFEITOS

Regeneração tissular e reparação dos tecidos moles (efeito fibrinilítico);
Neovascularização com conseqüente aumento da circulação, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras colágenas;
Redução de espasmos musculares;
Aumento da circulação sanguínea;
Resolução de processos inflamatórios crônicos;
Fonoforese: habilidade do ultra-som em incrementar a penetração de agentes farmacológicos ativos através da pele. Pode ser associado a substâncias lipolíticas como a cafeína, sendo valioso recurso terapêutico para o combate à gordura localizada.

INDICAÇÕES

Disfunções osteomioarticulares (luxações, fraturas, contraturas, espasmos musculares);
Condições inflamatórias agudas e crônicas;
Pós-operatório de cirurgias plásticas (O aumento da permeabilidade das membranas celulares associado com o estímulo circulatório favorece os intercâmbios celulares e a reabsorção de líquidos e resíduos metabólicos);
Gordura localizada (Fonoforese);
Fibro edema gelóide; (celulite)

CONTRA-INDICAÇÕES

Aplicação direta sobre áreas isquêmicas, tromboflebites e varizes;
Aplicação direta sobre endopróteses e implantes metálicos;
Aplicação direta sobre útero gravídico, gônadas, área cardíaca, olhos e placas epifisárias;
Neoplasias;
Hemofilia.

Outro processo anunciado para combater a celulite - e, de quebra, a gordura localizada e a flacidez - é a Crioterapia. É definido pela aplicação de uma solução a base de cânfora e mentol nas áreas atingidas, provocando uma queda de temperatura local. Com isso, o organismo utiliza os lipídios de reserva para recuperar seu equilíbrio térmico, e desta forma há redução de volume onde as bandagens foram aplicadas. O choque térmico sobre a pele provoca a retração das fibras dos tecidos da derme reduzindo a flacidez. O aumento da circulação sangüínea favorece a drenagem linfática auxiliando na melhora do quadro celulítico.